Baseado em aço reciclado, SSAB Zero é produzido com energia livre de combustíveis fósseis
fonte Assessoria de Imprensa
A SSAB anuncia o lançamento, ainda este ano, do aço SSAB Zero, baseado em aço reciclado e produzido com energia livre de combustíveis fósseis, sem compensação de emissão de carbono e alocação de balanceamento de massa de reduções de emissão.
O aço SSAB Zero tem emissão zero de carbono fóssil (menos de 0,05 kg de emissões de CO2e por kg de aço) em operações, incluindo energia e transporte.
Com isso, a SSAB passa a produzir dois tipos de aço com emissão zero: o SSAB Zero, baseado em aço reciclado, e o SSAB FossilFfree, baseado em minério de ferro sem combustíveis fósseis.
Segundo a siderúrgica, a qualidade e as propriedades do novo produto fossil free são idênticas aos aços convencionais produzidos pela companhia.
O objetivo é entregar ao mercado 40 mil toneladas do aço em 2023, aumentando para cerca de 100 mil toneladas em 2025.
“Vemos uma demanda crescente dos clientes por aços com baixas emissões”, diz Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.
“Ao aprimorar ainda mais os nossos processos siderúrgicos, forneceremos uma oferta abrangente com zero emissões e reduziremos o impacto no planeta”, afirma o executivo, destacando que um acordo de fornecimento já foi assinado com o Grupo Volvo.
Em 2021, a SSAB já havia entregue ao Grupo Volvo as primeiras chapas de aço do mundo produzidas sem a utilização de combustíveis fósseis, além de outras 500 toneladas de aço sem combustíveis fósseis para clientes estratégico no ano seguinte.
“Estamos avançando muito com a introdução de materiais de baixa emissão produzidos de aço reciclado em nossos produtos”, comenta Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo.
“Com o aço livre de combustíveis fósseis, damos mais um passo em direção a soluções de transporte totalmente neutras para o clima”, destaca.