Texto: Vinícius Veloso
Fonte : https://www.aecweb.com.br/revista/noticias/sao-paulo-retoma-obras-da-linha-17-ouro-do-monotrilho/22597?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_aec_noticia_semanal
Em solenidade realizada ontem (15), foram retomadas as obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo — no trecho da Marginal Pinheiros. O reinício dos trabalhos foi marcado pelo lançamento da primeira viga-guia de um conjunto de estruturas que sustentará a via por onde passará o monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas às linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás do transporte ferroviário. A previsão é que até o início de 2022 aconteça o lançamento de 129 vigas na região, operação realizada com um equipamento específico chamado “treliça lançadeira” e que está instalado próximo à estação Morumbi.
“É uma ação de engenharia complexa e que marca um ponto importante da retomada das obras da Linha 17-Ouro”, disse Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos. O equipamento receberá as vigas ao lado da pista da Marginal Pinheiros e irá elevá-las mais de 15 metros, passando sobre os trilhos da Linha 9-Esmeralda e chegando à lateral do rio. Neste ponto, a treliça movimentará a guia para colocá-la no local correto. Para agilizar o trabalho, outra máquina semelhante está sendo montada entre as pontes do Morumbi e Estaiada.
A operação será realizada apenas nas madrugadas, quando não há circulação de trens na Linha 9-Esmeralda. Para os períodos diurnos, estão previstas atividades preparatórias, com o recebimento e a elevação das vigas, que têm dois metros de altura, 30 metros de comprimento e pesam 90 toneladas. Para lidar com as peças, as “treliças lançadeiras” têm capacidade de carga de 140 toneladas e podem lançá-las em uma distância de até 45 metros.