Pintura eletrostática a pó ou líquida protege substratos contra corrosão

Fonte: Redação Portal AECweb / e-Construmarket

pintura eletrostática, seja a pó ou líquida, é uma solução para tratar superfícies de esquadrias de alumínio, vigas e portões de aço. Mais do que promover resultados estéticos, esse processo de pintura busca proteger o substrato contra a corrosão ao longo do tempo. É recurso empregado também pelas montadoras na pintura de veículos e pela indústria de petróleo e gás na proteção de dutos enterrados, por exemplo.

O processo de pintura eletrostática é feito, preferencialmente, em ambiente industrial, dada a sua sofisticação. “Os polímeros da tinta pó e da líquida são carregados com carga elétrica. A tinta é depositada, por aspersão, sobre a superfície que está aterrada. Pela diferença de carga, ocorre a atração eletrostática”, explica o químico Antonio Carlos de Oliveira Sobrinho, diretor Técnico da Associação Brasileira de Tratamento de Superfície (ABTS). Em seguida, a peça é encaminhada para a estufa, onde a tinta pó irá fundir sobre a superfície e a líquida polimerizar/secar, de acordo com sua formulação.

Os polímeros da tinta pó e da líquida são carregados com carga elétrica. A tinta é depositada, por aspersão, sobre a superfície que está aterrada. Pela diferença de carga, ocorre a atração eletrostáticaAntonio Carlos de Oliveira Sobrinho

Entre os materiais, apenas os condutores de energia elétrica podem ser tratados por esse processo, pois é a propriedade que permite criar o efeito eletrostático. “Estamos falando de todo tipo de metal – ferroso (aço) ou não ferroso (alumínio) ”, diz o especialista. Estruturas como vigas podem ser protegidas contra intempéries (corrosão) e ganhar destaque arquitetônico, pela beleza das suas cores. “O plástico, por exemplo, não tem carga passando por ele e, portanto, somente aceita a pintura eletrostática com o emprego de primers especiais condutivos, que devem ser aplicados por processo convencional”, complementa.

Continuar lendo em :

https://www.aecweb.com.br/revista/materias/pintura-eletrostatica-a-po-ou-liquida-protege-substratos-contra-corrosao/18811?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_aec_especial