Os dados são do Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentado no dia 8 de fevereiro, em Brasília
fonte : Assessoria de Imprensa
Em 2022, os terminais privados de contêiner movimentaram 4,1 milhões de TEUs, o que representa uma variação positiva de 4,15% em relação ao ano anterior.
Os dados são do Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apresentado no dia 8 de fevereiro, em Brasília.
As informações completas também podem ser encontradas no DATaPort, o banco de dados do setor portuário da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), que reúne em uma única plataforma online todos os dados do setor portuário nacional.
A sigla TEU (Twenty-foot Equivalent Unit) refere-se à unidade de medida de um contêiner de 20 pés. Em resumo, um contêiner de 20 pés é um contêiner de 1 TEU, enquanto 1 contêiner de 40 pés é um contêiner de 2 TEUs
Os terminais privados com a maior movimentação em TEUs foram, respectivamente, a Portonave (SC), com 1,1 milhão de TEUs, a DP World Santos (SP), com 931 mil TEUs e o Porto Itapoá (SC) com 885,8 mil TEUs.
O Porto Itapoá também obteve o maior crescimento percentual em movimentação de contêineres entre os TUPs, com aumento de 14,3%. Todos esses TUPs que se destacaram no ano de 2022 são associados da ATP.
O diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, destaca o crescimento de mais de 530 mil toneladas da movimentação de produtos químicos orgânicos, sendo a maior parte desse aumento devido a importação desses produtos. Segundo ele, outro grupo de mercadorias com grande variação e que merece atenção é a proteína animal, com 444,6 mil toneladas movimentados a mais do que o período anterior, o que representa um crescimento de 17,41%.