Mercado ferroviário brasileiro em expansão

Fonte : https://inforental.com.br/mercado-ferroviario-brasileiro-em-expansao/

Mesmo em meio aos desafios que permeiam o país, o mercado ferroviário brasileiro vive tempos de bonança e traz consigo um dos melhores momentos do setor nos últimos anos. Muito disso se deve à iniciativa do Governo Federal de aprovar o Marco Legal das Ferrovias, que tem como objetivo principal proporcionar o aumento de investimentos privados no setor, reduzir a burocracia para a construção de novas ferrovias e inovar no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação de serviços do segmento.

Entre as medidas para viabilizar a atração de investimentos da iniciativa privada, está a permissão para a construção de novas ferrovias via autorizações ferroviárias, de maneira mais célere e simplificada, sem a necessidade da realização de leilões de concessões – estratégia adotada no início do mês, com o lançamento da campanha “Setembro Ferroviário”, que visa estimular ainda mais a captação de aportes para o segmento.

O que vem dando certo. Desde a liberação dos pedidos ao mercado, para que eventuais investidores manifestassem interesse em novos projetos ferroviários, o Governo Federal já recebeu 14 solicitações de investimentos para a construção e operação de ferrovias ao redor do país. Dessa forma, já são R$ 80,5 bilhões de aportes previstos para o modal (o que representa mais de dez vezes o total que a União possui em orçamento público para o setor), com 5.360 km de novos trilhos em 12 estados brasileiros.

Diante deste cenário promissor, ocorre, na próxima semana (de 5 a 7 de outubro), o principal ponto de encontro do setor metroferroviário da América Latina, a NT Expo, em sua segunda edição 100% digital: a NT Expo Xperience. “O evento acontece em um momento em que o setor reafirma sua importância para a matriz de transportes brasileira, com um potencial de investimento de elevado retorno, em face de sua decisiva contribuição para alavancar o segmento e a economia do país como um todo a patamares ainda mais altos”, diz o diretor do portfólio de infraestrutura da Informa Markets Brasil, organizadora e promotora da NT Expo, Hermano Pinto Jr.

Serão três dias de muitas atrações, conteúdos e networkings exclusivos aos profissionais e empresas deste mercado, que poderão conferir, em primeira mão, o debate sobre o atual cenário e o futuro deste setor no país com os maiores especialistas no assunto. Entre eles, estão algumas das principais autoridades, estaduais e federais, quando o tema é a área de transportes terrestres e metroferroviários, como o Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa, que fará a palestra de abertura do evento, no dia 5/10, a partir das 10 horas. Costa abordará o Crescimento da produção de transporte ferroviário no 1º semestre e o plano de investimentos para 2021/2022″. Também no primeiro dia, o vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Mássimo Bianchi, trará o debate sobre a “Nova Política para o Setor Metroferroviário”, às 12h10.

Quem também marcará presença neste encontro virtual é o Secretário de Estado de Transportes Metropolitanos do Governo de São Paulo, Alexandre Baldy, que destacará o tema “CPTM: Segurança para passageiros e operação de trens”, às 10 horas do segundo dia (6/10). Assim como o diretor técnico do SIMEFRE, Paschoal de Mario, que ressaltará a pauta “SIMEFRE e ABNT – Revisão das Normas Metroferroviárias”, às 12h10.

No terceiro e último dia, 7/10, destaque para a palestra “PLS 261 – A desburocratização em prol do crescimento do setor”, com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, às 17 horas. Mais cedo, a pauta de sustentabilidade também virá à tona, com a palestra “Desconstruindo mitos do passado e construindo o futuro com a principal agenda global: ESG (Environmental, Social and Governance)”, com o editor-chefe da Revista Transporte Mundial, Marcos Villela, às 11h10.

“Este é o nosso propósito, levar adiante o debate em prol do desenvolvimento do setor, esmiuçando seus desafios e apresentando soluções para os mesmos, de forma a contribuir para manter o acelerado ritmo de expansão do segmento, de maneira sustentável, econômica e produtiva para todos os elos da indústria metroferroviária do país. Assim como proporcionar o relacionamento e a geração de negócios aos players e stakeholders do mercado, além de fomentar a adoção de novas tecnologias, soluções e modelos de negócios, que também fazem parte do nosso escopo”, afirma Hermano.