A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga a nova edição de sua pesquisa Índice (anexa ao final), elaborada pela FGV com dados do IBGE sobre o faturamento das indústrias de materiais de construção e revela que o setor mantém o patamar de faturamento e acumula 15,2% de crescimento ao ano. A pesquisa indica que em setembro houve redução no faturamento das indústrias de materiais de construção. O resultado do mês é de queda de 0,7% sobre agosto, o que representa a terceira redução consecutiva. Na comparação com o mesmo mês de 2020 houve baixa de 3,7%.
A queda é registrada tanto no setor de acabamento, com redução de 1,0%, quanto no de base, com -0,4% sobre agosto. Em comparação com setembro de 2020, a piora apresentada foi de -2,3% (base) e -5,7% (acabamento). Já no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o resultado continua bastante positivo, com 15,2%.
Segundo Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT, “a queda da atividade quando comparada ao mesmo período do ano passado já era esperada, pois naquele período houve uma retomada brusca da demanda e agora está havendo um reequilíbrio. Por outro lado, essa redução na comparação com meses anteriores pode estar relacionada, além das muitas externalidades envolvidas, também às flexibilizações de atividades que vem ocorrendo com o avanço da vacinação e retração da pandemia, e com isso a atração por consumo de outros bens e serviços por parte do consumidor” conclui o executivo.
Clique aqui Índice Setembro 2021.pdf
Fonte: Assessoria de Imprensa