11/08/2022 | 09:43 – A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou que o faturamento deflacionado das indústrias de materiais de construção registrou aumento de 0,4% em julho, em comparação a junho de 2022.
A pesquisa Índice, realizada pela Fundação Getulio Vergas (FGV) com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgada na última terça-feira (9) e reúne informações sobre o faturamento do setor.
Segundo o estudo, apesar de o faturamento ter crescido em relação ao mês de junho, ele caiu 3,3% quando comparado ao mês de julho de 2021 — a menor diferença interanual desde que a comparação passou a ser negativa em setembro de 2021.
Assim, o faturamento da indústria de materiais ficou 7,8% abaixo do verificado no mesmo período do ano passado. A projeção de crescimento para 2022 é de 1% — contrariando o registro negativo até o momento.
“Com os dados mais recentes do Índice, podemos notar que a diferença mensal em comparação com 2021 já começa a se reduzir. Acreditamos que, mesmo com todas as externalidades que estamos enfrentando, uma melhora gradual nos condições macroeconômicas proporcionará alcançar a projeção de crescimento sustentado que estamos buscando para 2022, estimada em 1% pela FGV”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.