Fonte: 19/08/2021 – VINICIUS VELOSO – AEC WEB
A presença de camadas de solo mole, ocorrência de erosões ou rupturas, sistemas de drenagem com funcionamento inadequado e quedas de barreiras são alguns dos principais problemas encontrados nas obras de taludes e aterros em rodovias. Para todos eles, existem soluções capazes de remediar a situação, porém, dependendo das circunstâncias de cada cenário, o custo elevado pode inviabilizar a obra.
Análises técnicas e econômicas, assim como estudos prévios, são os passos iniciais para evitar surpresas negativas quando as obras já estiverem em andamento. “Teoricamente, deveriam ser feitos projetos de engenharia, verificando diversos pontos, como a erodibilidade do solo, estabilidade de taludes e geomorfologia”, diz o engenheiro Luis Edmundo Prado de Campos, membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).
Entretanto, ainda de acordo com o especialista, as investigações nem sempre são feitas. “Há muito mais um projeto geométrico do que um projeto geotécnico”, afirma, indicando que basta rápida pesquisa na internet para encontrar diversos relatos dos órgãos de controle de problemas causados por conta de solos moles.
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