O sistema construtivo industrializado e sustentável é uma solução para contribuir com a diminuição do déficit habitacional brasileiro
fonte Assessoria de Imprensa
11/07/2023 10h06
Após sete anos de intensos trabalhos técnicos, a norma de edificações em light wood frame foi publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), no dia 7 de julho.
A publicação do texto marca oficialmente um importante passo para a consolidação do uso do sistema construtivo industrializado e sustentável no Brasil.
“A publicação da norma é uma conquista muito importante para o setor industrial madeireiro e todos os elos envolvidos na cadeia produtiva da construção brasileira. Agora, outros desafios precisam ser vencidos para que o sistema construtivo em wood frame ganhe escala, como o desenvolvimento de ações coordenadas para estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o uso do sistema no Brasil, bem como a inclusão nas linhas de financiamentos oficiais”, pondera o presidente da Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), Juliano Vieira de Araujo.
O presidente da Abimci destaca ainda que o sistema wood frame além de propiciar vantagens construtivas como a redução do tempo de execução das obras, a redução de resíduos, a economia de energia, oportuniza ganhos ambientais.
“A construção de casas com madeira, utilizando o sistema wood frame é potencialmente sustentável porque a matéria-prima utilizada no sistema construtivo é proveniente prioritariamente de florestas plantadas. Esta madeira estoca o carbono absorvido durante o ciclo de crescimento das árvores. Além disto, é um processo construtivo que atende os princípios do ESG, baseados nos aspectos ambientais, sociais e de governança. Este sistema combina eficiência construtiva, versatilidade, sustentabilidade e benefícios energéticos, aspectos cada vez mais valorizados na indústria da construção”.