Teve início nesta terça-feira (9), no São Paulo Expo, o Concrete Show, evento da cadeia construtiva. Durante três dias o encontro reunirá profissionais e marcas do setor em torno de temas importantes para a indústria da construção.
O retorno ao modelo presencial da feira ocorre em um momento de grande expectativa para os players do setor, que vem retomando mercado gradativamente após a pandemia.
O evento este ano traz 300 marcas nacionais e internacionais, com soluções e inovação para toda a cadeia construtiva e seus diversos segmentos da construção civil ligados à cadeia do cimento e concreto.
A feira de negócios do Concrete Show tem como característica principal promover um relevante volume de negócios que são fechados durante os dias de evento.
“Com treze edições, o Concrete Show é um evento sólido, muito tradicional no mercado, e que testemunhou junto à indústria a sua evolução, mantendo a parceria nos tempos bons e naqueles mais desafiadores”, disse o presidente da Informa Markets Latam, Marco Basso, durante a cerimônia oficial que abriu a feira de negócios e contou com a participação de Afonso Mamede e Carlos Alberto Laurito, respectivamente presidente e diretor de relações institucionais da Sobratema.
“Hoje, percebemos um novo ciclo, de grande potencial, que exigirá de todos resiliência e convicção na força da construção civil”, acrescentou Basso.
Ele destacou ainda o comprometimento das mais de 300 marcas presentes no evento em apresentar diversas soluções para construir de forma mais econômica, eficiente e sustentável.
Já o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, Hermano Pinto, ressaltou a resiliência do setor de construção que segue crescendo de forma consistente, apesar das preocupações com a inflação, elevação dos juros e o aumento dos preços dos materiais para construção.
Também salientou as oportunidades de crescimento para empresas de terceirização e de oferta de serviços especializados, uma vez que manter a qualidade da mão de obra e encontrar profissionais qualificados é uma prioridade atual das construtoras.
“Nesse sentido, organizamos – a quatro mãos com as entidades do setor e as empresas – uma ampla oferta de cursos e conteúdos durante o Concrete Show, voltados ao conhecimento técnico e à capacitação de profissionais para melhor atender às demandas de mercado”, disse.
A cerimônia oficial foi conduzida pelo engenheiro civil e consultor na HCR Consultoria & Engenharia, Hugo Rodrigues, que falou sobre o objetivo do Concrete Show de apresentar e debater o que há de mais atual, competitivo e sustentável no que se refere à construção com concreto.
Ele destacou a importância de alavancar a pesquisa, a inovação e a industrialização dos sistemas construtivos cimentícios ou a base de concreto, em vista do desafio de reduzir o significativo déficit habitacional e investir na melhoria da infraestrutura do país.
Rodrigues também pontuou a relevância do cimento Portland no Brasil, que atualmente tem o status de sétimo maior produtor mundial de cimento.
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, Marcos Monteiro, compareceu à cerimônia e destacou as ações do poder público no setor da construção.
Monteiro, que assumiu a pasta em 2020, citou a retomada e aceleração no ritmo de algumas obras que estavam paralisadas, como o BRT Aricanduva, na zona leste da capital.
O secretário ressaltou ainda que o Plano de Metas da Prefeitura tem como prioridade a zeladoria e a vistoria de pontes e viadutos de São Paulo.
“Por muitos anos essas estruturas ficaram sem a devida atenção. Concreto é um material muito bom e durável, mas também precisa de manutenção. Nossa meta é terminar a gestão com 400 pontes e viadutos recuperações”, disse.
FONTE;
Assessoria de Imprensa
10/08/2022 08h54