Como funciona um Compressor de Ar

Fonte: https://blog.meritocomercial.com.br/como-funciona-um-compressor-de-ar/

Compressor de ar, é uma máquina que funciona a partir de um motor elétrico ou a gás, para alimentar outro equipamento com ar comprimido. Basicamente sua característica é converter movimentos mecânicos, gerados por energia elétrica ou motores à gasolina ou diesel em ar Comprimido.

Os compressores de ar comprimidos podem ser encontrados em vários lugres, como em postos de gasolina para fazer a calibração de ar em pneus, dentro de oficinas, funilarias, serralherias ou borracharias, pois facilitam os serviços de pintura com pistolas ou enchimento. Este equipamento também é muito utilizado para diversos segmentos. Tais como indústria, infraestrutura e construção civil, pois auxilia no funcionamento de ferramentas, equipamentos pneumáticos e linhas de produção industriais.

Os compressores podem ser classificados em dois

volumétrico

Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação da pressão e conseguida com redução do volume ocupado pelo gás. No processo de operação dessas máquinas são observados diversas fases, que constituem o ciclo de funcionamento. Inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é serrada e sofre uma redução de volume. Assim, a câmara é aberta e o gás é liberado para consumo. Processo esse chamado de intermitente, no qual a compressão é efetuada em sistema fechado. Isto é sem qualquer contato com a sucção e descarga. Conforme iremos constatar logo adiante, pode haver algumas diferenças entre os ciclos de funcionamento das máquinas dessa espécie, em função das características de cada uma.

dinâmico

Os compressores dinâmicos ou turbo possuem dois órgãos principais: impelidor e difusor. O impelidor é um órgão rotativo munido de pás que faz a transferência de energia de um acionador ao ar. Esta transferência de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma de entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecido no impelidor é recebido por um órgão fixo denominado difusor. Cuja a função é promover a transformação da energia cinética do ar em entalpia, com conseqüente ganho de pressão. O compressor dinâmico efetua o processo de compressão de maneira contínua, correspondendo exatamente ao que se denomina, em termodinâmica, um volume de controle.

A principal vantagem em usar compressores de ar em seu estabelecimento (seja oficina, borracharia, auto center, funilaria, entre outros) é que o ar comprimido gerado pelo equipamento não emite poluentes que prejudicam o ambiente/local de trabalho e também é um meio de energia que não precisa ser trocado

A qualidade do ar gerado é importante, por isso a escolha de bons equipamentos de uma empresa confiável é fundamental. O ar gerado deve ser o mais puro e livre de partículas sólidas possíveis. Portanto, quanto mais limpo for o ar expelido pelo compressor, maior será o período para efetuar manutenções e trocas periódicas de ferramentas.