O Business Intelligence é uma tecnologia que demonstra como a inovação na construção civil tem avançado. Inicialmente pensado e aplicado em outras áreas, o BI logo se tornou uma ferramenta também voltada ao setor de engenharia e construção e tem ganhado cada vez mais destaque no setor.
O que é business intelligence
Business Intelligence (BI), tem um conceito moderno e um conceito tradicional. Afinal, essa ferramenta não surgiu do nada, mas passou e passa por um processo de transformação ao longo do tempo.
Esse instrumento ganhou grande crescimento ao longo da década de 1980, junto à evolução dos computadores. Além de compartilhar informações, o sistema ajudava os gestores na tomada de decisão.
A primeira vez que o BI surgiu foi nos longínquos anos 1960. No início, era apenas um sistema para compartilhar informação nas organizações.
Na atualidade, portanto, o Business Intelligence é uma tecnologia que combina mineração de dados, análise empresarial, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas recomendadas para contribuir de maneira positiva para que empresas e gestores otimizem a tomada de decisões.
Dessa maneira, o BI gera uma perspectiva abrangente sobre os dados de uma organização, além do uso dessas informações para gerar mudanças positivas no negócio, eliminando a ineficiência em diferentes processos e os substituindo por outros que conferem importante mudança no mercado ou na cadeia de fornecimento.
É importante destacar que esta é uma definição atual de BI, mas esse termo não é tão recente e vem sendo utilizado há algum tempo. Ou seja, o conceito vai se adaptando conforme o passar dos anos, conforme vimos anteriormente. E como o BI se insere nas Tecnologias na construção civil?
Nesse setor, o BI pode ser usado de diferentes maneiras, seja no entendimento do perfil do cliente ou mesmo para aplicar melhorias nos processos do gerenciamento de obras. O objetivo sempre é o de ganhar eficiência para a construção e contribuir para os gestores melhorarem a tomada de decisão.
Como adotar o business intelligence:
- Desenvolvimento de uma mentalidade digital
Quando falamos sobre o conceito e abordamos um pouco da história dessa tecnologia ao longo do tempo, você deve ter percebido o caráter digital do BI. Quanto mais tecnológica e digital forem os processos de uma empresa, mais precisos se tornarão os dados do negócio.
Além de equipamentos, é importante adotar uma mentalidade digital, em que os processos são realmente feitos de maneira digital. Existem diversos caminhos para se alcançar isso, como a incorporação de jovens na empresa, exigência da entrega de processos em meios digitais, adoção de softwares em nuvens, etc.
- Integração dos dados da empresa
Os dados da empresa precisam estar integrados para que as soluções em BI sejam as melhores possíveis. Isso passa tanto pela adoção de uma cultura organizacional integrada, como pela implementação de outras ferramentas que permitem a integração entre diferentes setores e profissionais.
Desse modo, algumas outras tecnologias podem ser úteis nesse sentido, como é o caso da implementação do BIM.
- Escolha de sistemas adequados às necessidades da empresa
Como falamos anteriormente, o BI é utilizado em diversos segmentos de mercado. Dessa maneira, para implementar o BI de maneira correta, é necessário buscar um sistema que atenda às exigências particulares da construção civil. Ademais, o sistema deve permitir a integração com outros recursos e ferramentas já utilizados na empresa.
Quais são as vantagens dessa ferramenta de negócios
A primeira vantagem que podemos destacar do BI está na otimização da tomada de decisão. Isso ocorre pois os dados se tornaram mais palpáveis, e indicam a melhor direção a ser tomada. Ou seja, a gestão deixa de ser feita por meio da intuição do gestor e outros ‘achismos’.
Isso nos leva a comentar uma outra vantagem do BI: a redução de erros. Sabemos que o ser humano é falho e que ele, mais cedo ou mais tarde, pode errar. Para eliminar essa margem, é necessário adotar estratégias e tecnologias. Com o uso do BI, há uma grande redução de erros na gestão de negócios.
Outro ponto que devemos comentar é a agilidade no planejamento. Com menos variáveis para analisar e menos fontes para extrair os dados, a gestão se torna mais eficiente. Por fim, temos uma redução geral nos custos, seja pela agilidade, seja pela redução de erros.
Ferramentas de business intelligence
Em um mercado consolidado e cada vez mais amplo, as ferramentas de BI ganharam um grande leque de opções no mercado. Sendo assim, a construção civil é um negócio como qualquer outro. Por isso, precisa de inovação e implementar ferramentas que possibilitem a otimização da tomada de decisão, como as ferramentas de BI.
Com a implementação do business intelligence na construção civil, a gestão atinge outro patamar, e os gestores conseguem tomar decisões baseadas em dados técnicos e evidências, tornando todo o processo da empresa mais profissional.
Por Antonio Fascio, CEO da 3F*
*Antonio Fascio é CEO da 3F Group, empresa que contém a Orçafascio e a Orçafascio Prime, dois softwares focados no orçamento de obras de pequenas, médias e grandes empresas e órgãos públicos. Fascio é formado em Sistema da Informação e pós graduado em Administração e Negócios, atua como mentor no projeto Mentores do Brasil e como jurado no Startups Weekend.
Fonte: Assessoria de Imprensa