Olhe ao seu redor, o que você vê? Você tem algum computador na sua frente? Provavelmente. Pode ser que você esteja sentado em sua mesa e pode até ter algum papel na sua frente. Em que você está pensando? Nas suas próximas férias? Você pode ir esquiar com as crianças ou passar algum tempo sozinho no Caribe, você poderia fazer aquele mergulho que sempre quis fazer. Seja qual for o feriado que você escolher, o ar comprimido está envolvido de alguma forma. No entanto, isso não é tudo, o ar comprimido é usado em tudo o que foi mencionado acima e muito mais.
Para que usamos ar comprimido?
Ao pensar nos exemplos acima, você pode se perguntar como o ar comprimido é usado nessas situações. Na indústria, ele é usado de duas maneiras: como energia e como parte de um processo. Esses dois tipos são referidos como “Ar para Energia” e “Ar Ativo”, respectivamente.
Em primeiro lugar, o ar para energia é usado para armazenar e transmitir energia com o objetivo de realizar trabalhos mecânicos. Mais especificamente, é usado para alimentar equipamentos pneumáticos de produção, mandris pneumáticos, peças limpas sob pressão e para transportar ou resfriar componentes durante a produção.
O ar ativo, por outro lado, é necessário como parte ativa e integrante de um determinado processo. Neste caso, o ar entra em contato com o produto, de modo que a qualidade do ar é muito importante. A qualidade do ar limpo e seco, ou a qualidade CDA, pode ser melhorada com a utilização de compressores isentos de óleo e com o tratamento do ar usando uma das muitas ferramentas de ar de qualidade disponíveis. Este tipo de ar comprimido é usado nos seguintes tipos de indústria:
- Produtos químicos
- Farmacêuticos
- Alimentos e bebidas
- Aeração e agitação
- Semicondutores e eletrônicos
- Ar de respiração hospitalar
Algumas aplicações de ar comprimido
Você esteve recentemente em um parque temático? É provável que você tenha cruzado com vários compressores sem perceber. Em montanhas-russas, por exemplo, eles alimentam os portões, os freios e outros recursos de segurança essenciais, como o sistema de retenção dos passageiros. Também estão presentes nos sistemas de lançamento de certas atrações e nos acionadores que fazem bonecos e fantoches mecanizados se moverem. O ar comprimido é também usado na manutenção: lavadores elétricos e outras ferramentas de limpeza são uma grande ajuda para manter o parque e suas atrações com a melhor aparência possível.
Talvez você não tenha ido a um parque temático recentemente, mas no seu caminho para o trabalho hoje, pode ser que você tenha visto um ônibus escolar passando. Você adivinhou, o ar comprimido tem um grande impacto em seu funcionamento também. No início, pode ser que você tenha pensado que os compressores de ar só eram usados para inflar pneus. No entanto, não para por aí. Eles são usados na produção desses pneus, no tecido dos assentos e no lixamento dos tubos metálicos do escapamento. Mais importante, o ar comprimido está no centro do sistema de segurança dos ônibus. Um compressor está no coração do sistema de freios a ar e suspensão, também garante que o airbag seja acionado em caso de acidente.